Culminância dos projetos de IC e ISC

Os Projetos Empreendedores são uma proposta de utilização de parte da carga horária da Preparação Básica para o Trabalho do currículo dos cursos ofertados nas escolas cidadãs integrais técnicas em uma ação interdisciplinar prática inovadora, de aprofundamento dos conhecimentos e aquisição de competências.

As metodologias criadas de forma coletiva visam proporcionar a aquisição de competências relacionadas com o mundo do trabalho. Logo, as execuções dos projetos não precisam necessariamente se relacionar com o curso técnico específico ofertado pela escola, mas sim permitir que o estudante vivencie atividades práticas de campo, de tal forma que aplique os conhecimentos da parte propedêutica do currículo e compreenda o contexto onde está inserido, a cadeia produtiva de uma empresa, as relações de trabalho e interpessoais existentes, os serviços comunitários etc.

Cada uma destas disciplinas será ofertada com 80 horas-aula de 50 minutos, correspondentes a 4 horas-aula semanais, em um único encontro no período da tarde. O total de horas dos Projetos Empreendedores, portanto, é de 240 horas-aula de 50 minutos, ou 200 horas-relógio.

Embora os projetos tenham sequências didáticas específicas, também podem ser trabalhados de forma integrada, já que as três metodologias visam resolução de problemas e desenvolvimento e aplicação de tecnologias sociais, e são organizadas em forma de projetos, por meio de intervenções reais nas quais o estudante estará inserido.

Em todas elas, estão garantidas as seguintes etapas: Compreensão de Contexto, Experiência Investigativa e Identificação e Proposta de Resolução de Problemas.

Considerando o descompasso entre o que deveria acontecer e o que acontece na formação técnica, e os direitos garantidos na Constituição de 1988e nas demais legislações e normas vigentes que visam a oferta de educação profissional e técnica de qualidade, a equipe envolvida na elaboração e implementação do Projeto Piloto propôs três metodologias de ensino que integram o currículo da preparação básica para o trabalho, tendo como propulsoras as reais necessidades dos estudantes e do setor produtivo.

 

Na ECIT-Serra Branca a culminância dos projetos de IC e ISC acontecerá no dia 16/12, no período da tarde.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*